domingo, outubro 23, 2011

O que é ser Livre?*


Saia da frente do computador e da televisão e vá curtir a vida. Não em botões de facebook, twitter ou qualquer outra coisa. Tenha coragem de se "desligar". Pegue um livro e vá estudar. A língua se corrompe e o capitalismo se expande em lógicas de "quem pode mais", como uma faca de dois gumes, como glória e costume. Levante-se e venha ver como a vida realmente é, de sol a sol, dia após dia, além de sua LCD.

Esqueça a tecnologia, volte ao "tempo da pedra". Ande até a esquina e aproveite o passeio. Use os livros como janelas para o mundo. Redescubra aquele jogo de tabuleiro esquecido no armário. Aproveite o domingo para almoçar com a família e os amigos e emende com um bom jogo de baralho ou um momento nostálgico, lembrando e ouvindo histórias passadas. 

É engraçada a maneira que você diz que se tornou ocupado, o simples fato de que “não tem tempo para nada”. Abra os olhos! Você está ficando velho, seus dedos se atrofiam, as costas doem e seus filhos se perdem cada vez mais. Em que lugar esta a felicidade? No relógio ou na liberdade?

Você se prende aos ponteiros do relógio por quê? Tanto apego ao tempo te tira o tempo de ser feliz. Liberte-se da mania de controlar tudo e a todos. Não seja um estorvo na vida de quem lhe cerca. Perceba que o mundo com o qual você sonha não existe, que seus filhos não são você, que as pessoas não pensam igual a você. Aprenda a aceitar os outros como são, as coisas como acontecem e pare de resmungar. Dê espaço e chance a você mesmo para ser livre.

Porque eu vejo sonhos, alegria e dor se reproduzindo, trabalhando cada vez mais para a manutenção deste cenário, mas e daí, o que importa? Para onde irá tudo isto, qual é o limite, o sentido, a culpa? Você teve a ousadia de por seus planos em prática? Pois, a vida lhe cobra. Ah sim! Como ela cobra.

Arrisque. Não se prenda a idéias que não tem coragem de realizar. Liberte-se da prisão que você mesmo construiu. Liberdade não é isso. Esqueça conceitos e dê-se o direito de não se encaixar, de não planejar. Faça, seja, viva. 
*Texto em parceria com a Ana Seerig (Via Hotmail).

2 comentários:

Luna Sanchez disse...

Acabei de ler lá no blog da Ana, gostei muito, benzão!

Beijos enormes, abraço apertado e cafuné pra ti, sua linda!

=)

A.S. disse...

Allyne...

Precisamos todos rever os conceitos que sempre nos condicionaram! Precisamos renascer!!!


Beijos,
AL