terça-feira, março 10, 2015

Tanta Loucura Horrenda



Eu tenho visto muita gente dizendo que a sociedade esta cada vez mais moderna, informatizada e tanto outros trecos. E por um lado, o meu lado sem noção e mesquinho - como a maioria de todos os idiotas que se dizem sabidos das leis e respeito, e se acham incapazes de aceitar o aprendizado e sabedoria que vem dos outros e com os outros - me deixo levar e, sem perceber, acabo sendo levada pela corrente de abestados que acham que tudo esta diferente. 

Não. Não é assim, ora, pois! Ao mesmo tempo em que ensinamos nossas crianças a ser mente aberta e respeitar as diferenças e diversidades, há uma leva de "sabidos de meia tigela" que acham que isso não é o certo, que se é à base de ignorância e força que se ganha à vida e isso é tão brutal, tão sem foco que, às vezes, perco a fé na humanidade. 

Será que é tão difícil sonhar com uma realidade diferente, onde as pessoas são respeitadas pelo que são, pelo que gostam e pelo que as torna únicas? Eu admiro pessoas que saem as ruas e dizem não a isso, que se revoltam contra o sistema absurdo e que pensam além e fora da caixa e é exatamente por isso que, nunca devemos perder a capacidade de nos indignar, lutar e combater casos e irresponsabilidades como essa: falta de compreensão de gêneros sexuais, desrespeito para com deficiências motoras e intelectuais, desigualdade social, entre tantas outras. 

Falo isso porque, mais cedo acompanhei a notícia da morte de um garoto de 14 anos - órfão, negro, especial e adotado por um casal de homossexuais - que foi brutalmente assassinado por seus colegas de escola, que enxergavam a condição de seus pais como algo inaceitável. Além de me indignar pelo fato da agressão acontecer em um ambiente escolar, com alunos que estão estudando para se tornar indivíduos melhores, eu me pergunto: Onde foi parar o direito desse garoto - que abandonado, excluído por sua deficiência, ainda - se viu sofrendo por um preconceito relacionado às únicas pessoas que lhe estenderam a mão em meio a isso, e, além disso: Que tipo de educação é essa que ensina nossas crianças a respeitarem os demais pela metade, e que por outro lado “garante o direito” de ceifar a vida de outras pessoas, sem ao menos oferecer a chance de que essas possam se explicar?

Explica-me, por que tanta idiotice, tanta besteira, tanta loucura horrenda?! 


P.s: Texto originalmente postado como comentário do post Pelo direito de ser quem se é! No blog Sacudindo Palavras, da querida amiga Erica Ferro e refletido sobre a reportagem do Balanço Geral – Rede Record, Adolescente filho de casal gay morre após ser agredido em escola, apresentada em cadeia nacional no dia 10/03/2015.

Nenhum comentário: